sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sir Galaaz

Quedos, quedos, cavaleiros!....
Que el-Rei vos manda contar...
No primeiro momento em que abriu os olhos, as cores e os tons do magnífico arrebol invadiram-no, espalhando no seu espírito uma plena sensação de paz.
Encontrava-se deitado, de costas, no exacto centro de uma bela e verdejante clareira, e o seu olhar maravilhava-se na contemplação da orvalhada aurora que lentamente avançava por sobre a sua existência terrena.
Já acordado, tentou lembrar-se de como chegara até ali, mas pareciam estar bloqueados todos os corredores labirínticos da memória.
Soergueu-se, a custo.
Apesar de o seu corpo não aparentar qualquer mazela, uma sensação aguda de dor o percorreu quando tentou sentar-se. Talvez uma manada em desatino o tivesse cilindrado. Continuava a não se recordar de absolutamente nada.
Viu então o seu belo corcel, que retouçava brandamente a fresca erva entre os fetos cintilantes de pequenas gotículas matinais. A um gesto seu, o fiel companheiro de tantas jornadas inclinou a cabeça na sua direcção, fixando em si aqueles olhos negros e profundos, tão contrastantes com a alvura da sua pelagem.
O olhar penetrante da elegante montada descerrou-lhe, por fim, as portas e as janelas até aí trancadas.
De repente, tudo se fez claro na sua mente.
Na noite anterior, após uma carreira desenfreada, por montes e vales, searas e silvados, tinha finalmente soçobrado e adormecido naquele ameno recanto da grande floresta.
Disso conseguia lembrar-se, mas não pôde precisar se fugia de um terrível perigo ou se, pelo contrário, perseguia algum maléfico inimigo. Vencera, porém, a contenda, ou não estaria ali agora, incólume e cheio de luz por dentro.
Decidiu empreender, sem demora, a viagem de regresso, pois algo lhe dizia que tinha chegado a hora de se sentar na cadeira proibida, no único lugar vago naquela enorme mesa redonda.

2 comentários:

Guida Palhota disse...

Eu também me quedei. Quis ouvir o que el-Rei te mandou contar.
E queda me mantive, saboreando a história enquanto a contavas e ainda após conhecer-lhe o fim.
E, "de repente, tudo se fez claro na [minha] mente"...

Obrigada, contador de histórias. Aparece mais vezes por aqui, que o teu contar é refrescante e faz sonhar.

Vítor disse...

Vou tentar, amiga, vou tentar aparecer mais, mas não tem sido fácil arranjar tempo e cabeça.

Beijo