domingo, 1 de novembro de 2009

O Bom Rebelde



Morreu António Sérgio, um dos últimos verdadeiros "rebeldes" e uma voz inconfundível no éter radiofónico português.
Conheci-o na velha Comercial, quando a desoras ficava acordado para ouvir o Rolls Rock e, mais tarde, O Som da Frente. É claro que lhe devo muitas faltas e atrasos às aulas da manhã, mas devo-lhe mais ainda a visão mais abrangente sobre o mundo da música, o conhecimento de mais mundos além do main stream. Tornei-me leitor assíduo do semanário Portugal Hoje, porque era nele que, todos os sábados, se publicava a Lista Rebelde do Rolls Rock / Som da Frente. Ouvi, com ele, temas e bandas que ninguém mais me proporcionou: conheci bandas israelitas e palestinianas, acompanhei lições semanais sobre as bandas independentes da Costa Oeste dos EUA, segui a evolução do punk britânico depois de dado como morto...

Obrigado, companheiro!

3 comentários:

Carlos Lopes disse...

Pois é, o António Sérgio merece todas as homenagens. Um abraço para ti e outro, mais transcendente, para ele.

Aníbal Meireles disse...

Fui ouvinte acidental e esporádico de partes de alguns programas do António Sérgio ao longo dos anos, por vezes quando a noite já ia longa e me apetecia percorrer o espectro à procura de algo que me agradasse. A música heavy metal de um dos seus programnas era uma curiosidade para mim e nunca me chegou a cativar por inteiro, embora por lá houvesse muita coisa diferente do que temos por heavy metal, fruto da pesquisa do António Sérgio. A voz do António Sérgio, cheia, aconchegante, mas ao mesmo tempo reservada, era quase um monumento "standing tall" nas ondas hertzianas, que se ouvia com um misto de gosto e de hipnotismo. Tenho pena de não ter tido oportunidade de ter ouvido os outros programas que ele fze ao longo dos anos, sobre outros estilos de música, de que ele também era amante.

Vítor disse...

Carlos:

O abraço "transcendente" parece-me adequado à transcendência do Sérgio.


Meireles:

Ouvimos tempos diferentes do Sérgio por termos idades diferentes, mas ele foi o mesmo por não ter idade.