sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Serenata Cínica

              (Outro poema cortado pela Censura. Na
              «Seara Nova». A «serenata cínica», para o
              Edmundo Bettencourt cantar. O querido
              Edmundo, magro como um grito.)



IX

Menino que vais na rua
não cantes nem chores: berra.
Cospe no céu e na lua
e aprende a pisar a terra.

Aprende a pisar o mundo.
Deixa a lua aos violinos
dos olhos dos vagabundos
e dos poetas caninos.

Aprende a pisar a vida.
Deixa a lua às costureiras
- pobre moeda caída
de quem não tem algibeiras.

Aprende a pisar no chão
o silêncio do luar
sem sentir no coração
outras pedras a gritar.

Pisa a lua sem remorsos
estatelada no solo...
Não hesites! Quebra os ossos
dessa criança de colo.

Pisa-a, frio, com coragem
sem olhos de serenata:
que isso que vês na paisagem
não é ouro nem é prata.

Menino que vais na rua
não chores, nem cantes: berra
ou então salta p'rá lua
e mija de lá na terra.

                           José Gomes Ferreira

7 comentários:

Guida Palhota disse...

(Uma intenção de Ano Novo)

I

Eu, por mim e por todos
Berro
De pés bem assentes
Na terra

Descalços, nus, sensíveis
Meus pés querem o chão
Como um ferro
Que, espetado, se mostra erguido

Piso, claro, e calco
Tudo o que já foi e me feriu
Sou do solo, só do chão
Não quero voos de solidão

Se for preciso, grito
Bem alto, até ao eco
Caminho em frente, noite ou dia
Vontade gorda como um urro

Vítor disse...

Gostei do I!
Venham os outros!

Beijo grande
(com intenção de sempre, ano novo ou velho...)

Guida Palhota disse...

(Uma intenção de Ano Novo)

II

Por mim e por todos
Eu erro e acerto
Porque os dias são de paixão
E de nós na garganta e no peito

Não resisto, arrisco, petisco
Faço mal e faço bem
Sempre a mim
Não sei se a mais alguém

Eu não espero, avanço
Nem muito pondero, vivo
Não sonho, faço, desfaço, refaço
Sempre a caminho, com ou sem mão

Mas não venham pedir-me absurdos
Ano após ano é mais densa a razão
Existo para ser com o mundo
Não para descer ou subir à solidão

Vítor disse...

Também gostei do II!
Aliás, acho que gostei mais do II. É mais Guida Palhota do do que José Gomes Ferreira (não é que o outro não fosse Guida Palhota também, mas estava "colado" ao 'modelo').
Este é mesmo teu. Basta observar a ocorrência das enumerações das formas verbais de acção!
Obrigado pelas prendas de Ano Novo.
Beijo

Aníbal Meireles disse...

Gostei do que escolheste Vítor, mas se me permites, também gostei dos que a Guida escolheu.

Andam inspirados vocês hã? Ainda bem que eu moro a uns quilómetros porque vocês andam inspirados para berrar ;)

Abraço!

Vítor disse...

Meireles:

Deixa-me corrigir-te: dos que a Guida ESCREVEU! Estes dois que aparecem como comentários são dela.

Abraço!

Aníbal Meireles disse...

Oops... e não é que são mesmo! A qualidade é a mesma do José Gomes Ferreira!

GUIDA! (agora sou eu que berro, desculpa lá Vítor :D )

Eu, como autoproclamado perito em escrever autênticos posts nas secções de comentários, tenho a dizer-te que tens aqui um tesouro semi-escondido!