quarta-feira, 13 de maio de 2009

Noroeste (I)

6 comentários:

Aníbal Meireles disse...

Vítor, tenho a dizer-te que das três só conhecia os Chieftains, e fiquei muito bem impressionado com os Milladoiro e os Luar na Lubre. Isto é refrescante! Não me ocorre palavra melhor de momento, mas acho que lhes assenta bem :D

Vítor disse...

Ó Meireles, ainda bem que gostaste!
Conheci os Milladoiro (http://www.milladoiro.com/bio/bio.html) já há uns anos largos, já eles iam quase a meio do seu já longo percurso de mais de 30 anos. Tenho meia dúzia apenas de cds, uma pequena parte da sua já vasta discografia. Ao vivo, só os vi na Expo 98.
Quanto aos Luar na Lubre (http://www.luarnalubre.com/), foram-me dados a conhecer há meia dúzia de anos por uma amiga que sabe da minha paixão pela Galiza, pelo seu povo e pela sua cultura. Vão muito na mesma linha dos anteriores, mas com a sonoridade de uma geração mais ou menos uma década mais jovem.
Carlos Nuñez (http://www.carlos-nunez.com/carlos/) é um dos melhores e mais internacionalmente conhecidos gaiteiros do nosso povo irmão e foi a minha prima Natália - galega de Nigrán, Vigo, nascida em Paris -, que mo apresentou há mais de uma década, tinha acabado de sair o seu primeiro álbum a solo, «A irmandade das estrelas», em que participam os Chieftains (banda de que faz parte), Luz Casal, Ry Cooder e Dulce Pontes, ente outros. Foi por causa de Nuñez que, estando de férias no meu Sul, fui pela primeira vez ao FMM de Sines - quem fez a primeira parte do seu concerto foi uma banda portuguesa que despontava nessa altura e que conheci nessa noite: os Clã.
As voltas que o mundo dá!...

Lady Godiva disse...

Olá, Vítor

Gostei imenso de todo o Noroeste... and beyond.
Só tinha umas luzes de Chieftains, à conta de um álbum intitulado «Irish Heartbeat», do meu amigo Van Morrison, o qual inclui alguns temas de 'Van Morrison & The Chieftains'.
Fiquei encantada com tudo, então com o som da água...
Todas as estrelas para ti (e para eles todos)!

E um beijo

Vítor disse...

Obrigado, Lady, pelas estrelas que partilhas (tens muitas, é o que é). Fico feliz por teres gostado do Noroeste aqui neste Sul que é mais Sudoeste. Quanto ao beyond, esse conhece-lo bem, não é?

Beijo também

Aníbal Meireles disse...

Vítor: gostei bastante e vou explorar a coisa, já copiei os endereços :D Ah, e apesar de o mundo ser reconhecidamente pequeno, prefiro-os aos Clã :D Obrigado :D

Guida Palhota disse...

Bom para ouvir no terraço, de olhos fechados, no silêncio de uma cálida noite de Verão, à mistura com outras sensações, facilitadas pela abertura dos serões estivais.