terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ocaso

"Anoitece. Não há dúvida, anoitece.
É preciso partir, é preciso ficar."
Eugénio de Andrade
A ti, inevitavelmente, volto e sempre voltarei. Estás presente, de pedra e cal, nas minhas memórias mais antigas e mais queridas do tempo em que, corria, saltava, escalava, nadava, pescava, nos teus domínios e sob o teu atento olhar protector. Ainda eras farol nesse tempo. Lembro-me de a Dona Augusta sair de casa com um garrafão de petróleo, ao fim do dia, para acender a chama que toda a noite orientaria a navegação. Lembro-me de ela continuar a fazê-lo com o teu primeiro substituto. Já não existe nenhum deles. Tu subsistes, resistes, adaptado a candeeiro.
Sejas o que fores, quando a noite se aproxima, cansada de galgar meio mundo de terras e terras, és tu quem lhe dá as boas vindas ao mar e lhe desejas sorte para a longa viagem. Ficaste sempre, desejando partir. Apenas em sonhos, apanhas a boleia da noite e vais com ela por esse mar fora atrás do sol que vos foge sempre. Imaginas apenas o que existe para além do horizonte. Mas ouves todos os fins de tarde as notícias que a noite te traz e te grita a correr, antes de se lançar ao silêncio da travessia, e isso basta-te para conheceres o mundo como se o conhecesses realmente.
E é sobre isso que todas as noites conversas com a tua companheira que eterna e ternamente te fita do outro lado da baía, meio escondida pela vegetação que a veste e embeleza para ti. Sobre isso e sobre tantas outras coisas que são só vossas e a mais ninguém dizem respeito.

4 comentários:

Clarice disse...

Guardamos tão bem tudo o que nos fez , e por isso continua a fazer, sentido!
Vai ser sempre farol, porque a memória assim o dita, e ainda bem!

*belo texto, orientador!

S. disse...

É tão bom ter com quem anoitecer... e amanhecer!

Lady Godiva disse...

Onde é que anda a Dona Augusta, Vítor?!...

Vítor disse...

clarice:
às vezes, guardamo-lo tão bem que nos esquecemos de onde o guardamos; mas voltará sempre...

sofia:
é mesmo; ainda que as marés, subindo e baixando, separem tanto quanto unem...

lady:
apesar de já ter partido, anda por aí... não a vês lá ao fundo, xaile pelos ombros, a regressar a casa, rua acima, com a tarefa cumprida?
[engraçado é mesmo o facto de a D. Augusta ter alimentado o farol e de a proprietária da casa da rocha se chamar Ana Augusta]