domingo, 5 de outubro de 2008

Cântico dos Cânticos

Coro.
9 O que distingue dos outros o teu amado,
ó mais bela entre as mulheres?
O que distingue dos outros o teu amado,
para que assim nos conjures?
Ela.
10 O meu amado é branco e corado,
inconfundível entre milhares:
11 Sua cabeça é ouro puro,
a cabeleira é como leques de palmeira,
é negra como o corvo.
12 Seus olhos são pombos,
junto aos cursos de água,
banhando-se em leite,
detendo-se no remanso.
13 Suas faces são canteiros de bálsamos,
tufos de ervas aromáticas.
Seus lábios são como lírios,
a destilar um fluido de mirra.
14 Suas mãos são braceletes de ouro,
guarnecidas com pedras de Társis.
Seu corpo é marfim lavrado,
recoberto de safiras.
15 Suas pernas são colunas de alabastro,
assentadas em bases de ouro.
Seu aspecto, como o Líbano, airoso como os cedros.
16 Sua boca é só doçura; todo ele, pura delícia.
Tal é o meu amado, assim é o meu amigo,
ó filhas de Jerusalém.

Cant., 5, 9-16

9 comentários:

Lady Godiva disse...

Vítor, achas que as outras mulheres (para além da mais bela - que ainda não apareceu a comentar!), podem escrever alguma coisa?!...

Vítor disse...

Todas as mulheres são "mais belas" e todas podem (devem?) escrever não só alguma coisa mas todas as coisas belas que pensam e sentem.

Clarice disse...

Este filme... e a música...
Esta foi a estreia....que eu vi o ensaio geral! 1,2,3 experiência, não foi?

Vítor disse...

Foi! Talvez a música não fosse esta... talvez fosse "Deborah's theme" ou "Amapola", que eu experimentei várias antes de me decidir. Só o texto foi ideia nova, de hoje - a rapariga, como vês, leu a coisa como lhe interessou!

Vítor disse...

Errata: onde, na linha 5, no (meu) comentário anterior, se lê "hoje", deve ler-se "ontem".

Clarice disse...

As raparigas são muito espertas!

Clarice disse...

Voltei para acrescentar que gosto muito desta dupla, imagem/texto.
Para quem nunca se tinha aventurado cá para os lados blogueiros... ena pá,2000...e oito!

Vítor disse...

Nada de meu: o filme é do Sergio Leone; a música do Ennio Morricone; o texto atribuído a Salomão. Há muito pouca escrita minha naquilo que tenho 'postado'... não tenho grande jeito, como te disse naquele dia...

Clarice disse...

O conjunto... a escolha é tua, e isso é ter jeito, para escrever ainda que de outra maneira!